BLOG DO GRA BOLONI: PERFUMES - Dicas e Informações

segunda-feira, 26 de março de 2012

PERFUMES - Dicas e Informações


Perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano. Seu nome deriva do latim per fumun ou pro fumun, e significa "através da fumaça"
SEXY ROSE Lançamento da marca Perfam acesse o site e conheça :



Como aplicar corretamente o Perfume



Dez dicas preciosas para não errar na hora de aplicar o perfume  
Na frente do espelho, todas as providências estão em ordem e dizem que o programa será fantástico. Mas, e o perfume?  Dúvidas na hora de aplicá-lo são comuns a todas as pessoas. Assim como não queremos passar desapercebidos, também não queremos exagerar e afastar as pessoas que estão ao nosso redor.
 O tipo de perfume, a distância da aplicação, o ambiente, os locais do corpo e a forma como se vai distribuir o produto são fatores que devem ser levados em conta para um bom resultado.

Confira nossas dicas:

1. Qual o tipo de perfume escolhido?

Se o seu perfume é spray, opte por borrifá-lo pelo corpo numa área aberta, criando uma névoa ao seu redor. Essa providência ajuda a fragrância a se espalhar de maneira uniforme. Se a sua opção é um “eau de toilette”, temos um perfume mais suave, menos concentrada que um “eau de parfum”, que costuma fixar-se por cerca de 4 horas na pele e do qual não se deve usar mais de 2 gotas de cada vez.  O primeiro é mais indicado para o clima tropical, por ser mais discreto. O segundo combina bem com climas frios. Para ambas as opções, o cuidado com os locais específicos de aplicação devem ser observados, a fim de se evitar os problemas que descrevemos acima.
2. Cuidado com a concentração.
Além dos tipos de perfume descritos acima, existe o concentradíssimo “parfum”, também conhecido como extrato de perfume. Chega a ter 20% a 40% de concentração dos compostos aromáticos (ou essência) e deve ser usado com mais cuidado.






3.Onde aplicar?
 As áreas de maior circulação sanguínea são as mais indicadas, porque dispersam melhor o perfume, de acordo com a movimentação e a interação da pessoa no ambiente. As áreas do corpo mais propícias ao uso do perfume são facilmente identificáveis pela temperatura mais alta que têm: nuca, pulsos, atrás das orelhas, dobras dos cotovelos, atrás dos joelhos. Estes locais também são adequados porque neles não transpiramos tanto, o que beneficia a ativação da fragrância.
4. Quantidade.
Para que o efeito do perfume esteja sob medida, é preciso lembrar que menos é mais: escolha duas áreas e borrife o perfume apenas por uma vez em cada área escolhida.
5. Acerte na fragrância.
Fragrâncias frescas, como florais e lavanda, combinam mais com programas durante o dia, num clima quente. Já as orientais e amadeiradas são companheiras de programas noturnos ou temperaturas mais amenas.
6. Preparação da pele.
Uma pele hidratada ajuda a reter a fragrância por mais tempo. Após o banho, aposte nos hidratantes sem perfume ou, ainda, em uma loção da mesma linha do perfume que pretende usar. Desta maneira, não correrá o risco de acontecer um “choque de fragrâncias” em sua pele.
7. A distância ideal.
Aplique o perfume a, pelo menos, 30 cm de distância do local alvo. Desta forma, exageros e acidentes são evitados.
8. Algumas pessoas preferem apostar no movimento para marcar presença.Quando a mulher prende os cabelos, o perfume na altura da nuca fica em evidência com o movimento das madeixas. Ao se aplicar o produto na barra da saia, obtém-se o mesmo efeito.
9. A importância da pausa.
Aguardar até que a fragrância seque é um detalhe muito importante. Na hora da pressa, as pessoas usam o perfume e vestem a roupa logo em seguida, prejudicando a fixação do produto.
10. Levando em conta o clima.
As fragrâncias costumam durar mais no verão do que no inverno. Por isso, nos dias mais frios, vale “caprichar” um pouco mais neste item. Um pouco, apenas. Ao levar em conta essas dicas, não tem erro. Você pode, tranquilamente, sair perfuman

Cuidando melhor do seu perfurme

Dicas para vocês evitar os erros mais comuns com os seus perfumes 
 Tudo bem: comprar perfume e andar cheiroso é ótimo. Não há dúvidas quanto isso. Quem não gosta de uma pessoa perfumada? No entanto, se você acha que está cuidando deste seu bem tão precioso que é o perfume com o devido cuidado, preste mais atenção. Sem perceber, erros banais podem ser cometidos e, dessa maneira, a vida útil do seu perfume é afetada.

Confira os erros mais comuns.
1 - Banheiro não é lugar de guardar perfume
Muitas pessoas gostam de guardar o perfume dentro do banheiro pela praticidade. É só sair do banho e se perfumar. Porém, esse é o pior lugar para guardá-lo. Essa prática compromete a vida útil desses produtos, pois é um local que reúne os principais vilões dos perfumes: a luz, a variação de temperatura e a umidade, que alteram o cheiro, a coloração e a fragrância.
2 - Preste atenção no prazo de validade
Muita gente compra vários perfumes e acaba se esquecendo do prazo de validade, que geralmente é de 2 anos, depois disso a fragrância já não será a mesma. Tenha o hábito de etiquetar a data de aquisição, assim você evita de usar o mais recente e deixar o mais antigo esquecido.

3 - Nunca deixe o vidro de perfume aberto

É muito importante manter o vidro sempre bem fechado. O perfume tem álcool em sua composição e, por isso, evapora rapidamente quando está aberto, levando a fragrância embora. Portanto é preciso ficar sempre de olho e fechar bem a embalagem logo após o uso.

Entenda tudo de perfume


Como identificar o perfume que combina com você 
Um perfume faz parte da nossa identidade. Não é à toa que algumas pessoas gostam de usar o mesmo sempre. Ele vira quase marca registrada, a ponto de alguém poder ser identificado apenas pelo cheiro. Porém, são tantas opções que às vezes fica complicado encontrar o “seu” perfume.Perfume: representa o aroma em sua mais pura forma, pois contém uma concentração de 20 a 40% de óleo responsável pela fragrância e de elixir de perfume. O perfume deve ser aplicado em quantidade mínima e não deve ser borrifado.Veja como diferenciar os tipos de perfumes, reconhecer as notas olfativas e escolher aquele cheirinho característico que vai te tornar tão marcante.

Entenda mais sobre o assunto
Eau de Parfum: é a fórmula mais popular, contém entre 7 e 14% de óleo de fragrância e de elixir (composição) de perfume. É a segunda essência mais forte e duradora. No Eau de Parfum, perde-se cerca de 70% de seu aroma ao longo do dia (30% permanecem o tempo todo). O Eau de Parfum tem ótimo custo-benefício, pois contém uma quantidade abundante de óleos, porém não é tão caro quanto o perfume.
Eau de Toilette: apresenta uma concentração menor de óleos e elixires (de 1 a 3% de óleos de fragrância). No Eau de Toilette, 80% dos odores evaporam em apenas 3 horas. Sua fragrância é para ser utilizada como água de banho e pode ser aplicada no corpo todo.
Eau de Cologne: A colônia permanece na pele por apenas duas horas e deve ser usada com spray. É ótima para ser utilizada logo após um banho, para prolongar a sensação de frescor.
Perfume cremoso: é uma fórmula mais recente.  Contém 8% de óleos aromáticos presentes no perfume e de 3 a 5% de loção corporal perfumada. Como o creme é mais espesso do que as loções normais, permite maior fixação. O aroma dura até 24 horas na pele e o preço é bastante inferior ao da fórmula pura do perfume.



Body Splash: é o perfume para passar em todo o corpo. Pode vir em forma de loção ou como uma espécie de colônia.Quando usar cada perfumeAssim como existem perfumes adequados a cada tipo de pele e personalidade, as fragrâncias também devem ser combinadas a cada ocasião.


Trabalho: cítricos e florais, que são discretos e afastam o risco de sobrecarregar os odores no ambiente.
Passeios: se estiver ao ar livre, escolha aromas leves das águas de colônia.
Sedução: em festas ou encontros a dois, fique com aromas orientais, de especiarias e amadeirados, pois são marcantes e sensuais.
Notas Olfativas

As notas olfativas são aqueles cheiros que criam uma associação a determinado ingrediente. Ao cheirar o perfume, você tem a sensação imediata de estar cheirando flores, frutas, madeira etc.
Veja quais são elas:    
Notas gustativas: são as notas que estimulam o paladar, como chocolate, café e baunilha. Pode ser usado tanto por homens quanto por mulheres. Evite usar em ambientes muito fechados, pois o cheiro adocicado pode enjoar.
Notas florais: como o próprio nome diz, são as notas baseadas em flores, por isso são românticos, femininos e delicados. Por causa desta característica, são mais indicados para mulheres. Também podem ser levemente adocicados e enjoativos.
Notas frutais: são os perfumes que têm as frutas como base de seu cheiro. As frutas predominantes são abacaxi, maçã, pêssego e cereja. Podem ser usados tanto por homens, quanto por mulheres. Muitos dos perfumes frutados são combinados a notas florais.
Ambarinos: têm como base o âmbar. Suas notas fazem dele o perfume certo para a noite. Desperta sensações de disposição, alegria e bem estar. Pode ser usado por ambos os sexos.
Orientais: conferem um toque sofisticado e sensual. Excelentes para encontros a dois e festas mais elegantes. Podem ser usados por ambos os sexos.
Especiarados: utilizam especiarias (cravo, canela etc) e são muito marcantes. Podem ser usados por ambos os sexos, mas como costumam ser fortes, são ótimos para homens que desejam marcar presença.
Amadeirados: têm aquele cheirinho de madeira ao fundo. Homens e mulheres podem usar, mas são mais indicados para homens, pois também são fortes e marcantes. Amadeirados devem ser usados à noite e não são indicados para dias de muito calor.
Cítricos: quando você cheira um perfume de notas cítricas, tem a sensação de estar cheirando um limão ou laranja, sente uma coisa refrescante ao fundo. Por isso, esta fragrância é ideal para dias de verão e é indicada para homens e mulheres que querem manter a sensação de frescor durante o dia ou para pessoas de perfil esportivo.
Aldeídos: são os perfumes sintéticos, cujas fragrâncias são todas criadas em laboratório. O citral, por exemplo, um dos componentes mais comuns em perfumes com toques cítricos, é na verdade uma mistura de dois aldeídos. O famoso Chanel nº 5 foi o primeiro perfume a utilizar aldeídos sintéticos em sua composição. Indicados para homens e mulheres.
Chipre: os perfumes que pertencem a esta família aromática geralmente são envolventes e quase sempre têm em sua composição notas de bergamota, musgo de carvalho e madeiras. Indicados para homens e mulheres.
Aromáticos: são aqueles em que predominam as essências picantes: louro, açafrão, magnólia, gardênia, sândalo e absinto. Têm fragrância diferenciada e é ideal para homens e mulheres que desejam fugir do lugar comum.
Fougére: o conceito nasceu de uma estrutura baseada em notas cítricas e musgo de carvalho com gerânio, resultando num interessante contraste entre leve e quente. São menos voláteis que as fragrâncias cítricas porque unem frescor e presença.
Aquáticos: evoca odores semelhantes aos da chuva ou da brisa marinha. São frescos, leves e ótimos para serem usados no dia a dia ou após o banho. Indicados para homens e mulheres.Os perfumes raramente combinam uma nota apenas. Eles podem ser cítricos florais, florais aldeídos, chipre florais, aromáticos frutados e muito mais. São centenas de possibilidades.

Confira também outros conteúdos que vão ajudar na escolha do perfume:

Conheça dicas de como escolher um perfume masculino

Faça o teste e descubra qual perfume combina mais com a sua personalidade?

Dicas extras
- Ao comprar um perfume, faça assim: para a primeira seleção, experimente os aromas nas fitas olfativas (aqueles papéis que as vendedoras dão). Depois, passe os que mais agradaram no pulso e na dobra interna do braço (nunca nas mãos, pois elas normalmente já entraram em contato com outros cheiros e isso pode dificultar a identificação do aroma).
- Para sentir o resultado definitivo, é preciso esperar por uma hora.
- Guarde o seu perfume sempre dentro da caixa, e preferencialmente em lugar fresco e longe da luz e calor, isto favorece a conservação do produto.
- Ao passar o perfume, procure colocá-lo em lugares estratégicos, como pulsos, atrás do joelho, tornozelos, atrás das orelhas. São lugares estratégicos que liberam o odor da maneira certa e conservam o cheiro da fragrância por mais tempo.
- O calor intensifica as fragrâncias do perfume, por isso, tenha perfumes apropriados para usar nas diferentes estações do ano. Essências cítricas são perfeitas para estações quentes, enquanto as orientais caem melhor no inverno.

Qual perfume combina com você?


Conheça dicas de como escolher um perfume masculino

Já ouvimos dizer que esta ou aquela fragrância é forte ou fraca e que possuem maior poder de fixação, ou seja, que persistem ou não por várias horas. Mas o efeito não é mérito de um agente fixador, como há quem acredite.
Na verdade, a fixação se deve às notas de base. Elas são ingredientes mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição de modo a proporcionar uma difusão mais lenta.

Dicas :
• Altere o seu perfume com a mudança da estação. No inverno, você pode precisar de um aroma forte, o frio pode reduzir o poder do perfume.
• Não compre perfume no período da tarde quando o seu olfato está saturado.
• Conheça sua pele, se você tem pele seca, você terá de aplicar as fragrâncias mais frequentemente do que aqueles que têm pele oleosa.
• Não aplicar o seu perfume depois que você toma banho e estiver completamente seco.
• Evite usar perfume no dia que você sair para escolher um perfume.
• Não exagere. Cheiros fortes podem gerar desconforto as pessoas ao seu redor.
• Evite misturar perfume com desodorante ou sabonete. A combinação pode ser desagradável.
• Não compre perfume sem testá-lo em sua própria pele. Pulverize um pouco e use-o por algumas horas para ver como ele reage e também para determinar quanto tempo dura.
• Não esfregue o perfume uma vez aplicado. Fricção danifica as moléculas e as notas são alteradas.
A escolha do perfume ideal está agora em suas mão, tenha paciência, siga as dicas e fique perfumado.


§  Notas de Saída (Cabeça)
A introdução. A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que "escapam" do frasco.
Ingredientes ligeiros e voláteis que evaporam rapidamente, são sentidas logo após a sua aspersão, vão direto paras as narinas. São notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.
§  Notas de Coração (Corpo)
O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.
§  Notas de Fundo (Base)

Garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.
O perfumista usa a fantasia e o nariz para criar fragrâncias marcantes, que podem reunir até 300 matérias-primas. É capaz de distinguir mais de 3 mil cheiros e consegue combiná-los em uma quantidade ilimitada de fórmulas. Como um maestro compõe as diferentes notas, sua mistura resulta no acorde ou na harmonia da fragrância, imaginando o papel que cada ingrediente terá em sua composição olfativa. A força de um perfume depende da concentração de extrato aromático e das matérias-primas usadas em sua composição. Transformar esse mix em sucesso está nas mãos dessa categoria restrita e valiosa de profissionais, que ganha salários astronômicos para desenvolver essências sob encomenda. O "bom nariz" se desenvolve desde a infância. Existe uma ligação muito forte entre as coisas que acontecem durante a vida e os cheiros que as acompanham.

Ingredientes

As flores são efetivamente, as principais fontes de inspiração para os perfumistas. No entanto, os óleos essenciais usados na elaboração de um perfume pode vir também das raízes, caules, folhas, sementes, frutos, resinas, cascas de árvores, entre outros, o que proporciona um leque ilimitado de combinações. A laranjeira por exemplo oferece o neroli(extraído das flores), óleo cítrico (obtido da casca da fruta), e petitgrain (oriundo de folhas e galhos). Em meio a tantas possibilidades, cabe ao perfumista decifrar harmoniosas composições e interpretar o mistério da metamorfose que cada nota - ou tom - irá gerar em um novo acorde. Essa não é fácil. Há um século existiam cerca de 150 ingredientes que poderiam ser usados na fórmula de uma fragrância. Atualmente esse número saltou para mil extratos naturais e, graças aos avanços da química, há mais de 3.000 opções em sintéticos, que são a base de muitos perfumes modernos.

Matérias-Primas Naturais

Flores

Não é por acaso que fragrância é praticamente um sinônimo de flor. É com seu aroma que a maioria dos perfumistas compões as suas criações.Rosa e jasmim, por exemplo, são consideradas os pilares da perfumaria. Tuberosa, Ylang-ylang e Flor de laranjeira, ou neroli, também tem seu lugar de destaque. Outras espécies se juntam nessa valiosa fonte de inspiração: calêndula, champaca, frangipani, gardênia, gerânio, íris, jacinto, lavanda, lilás, frésia, lírio, lírios do vale (ou muguet), madressilva, narciso, mimosa, osmanthus e violeta

Raízes e rizomas

Resultam em essências notáveis, como a de gengibre, valeriana e vetiver. Este muito usado na perfumaria é um tipo de planta com raízes fortes e fibrosas que oferece um cheiro de terra com um toque amadeirado.


A História

Em fragmento da decoração de um túmulo egípcio, observa-se a fabricação de perfume de lírio.
No Egito nasceu a arte da elaboração do perfume. Por volta de 2000 a.C., os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte, logo, o uso do perfume se difundiu, trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito.[2]
A necessidade de contar com essências refrescantes tornou-se tão fundamental que a primeira greve da história da humanidade foi protagonizada em 1330 a.C. pelos soldados do faraó Seti I, que pararam de fornecer unguentos aromáticos. Pouco depois (1300 a.C.), coube ao faraó Ramsés II enfrentar uma revolta de peões em Tebas, que estavam indignados com a escassez de rações, de comida e de unguentos.
O químico árabe, Al-Kindi (Alkindus), escreveu no século IX um livro sobre perfumes chamado Livro da Química de Perfumes e Destilados. Ele continha centenas de receitas de óleos de fragrâncias, salves, águas aromáticas e substitutos ou imitações para droga caras. O livro também descrevia cento e sete métodos e receitas para a perfumaria, inclusive alguns dos instrumentos usados na produção de perfumes ainda levam nomes árabe, como alambique, por exemplo.
O médico e o químico persas Muslim e Avicenna (também conhecido como Ibn Sina) introduziram o processo de extração de óleos de flores através da destilação, o processo mais comumente utilizado hoje em dia. Seus primeiros experimentos foram com as rosas. Até eles descobrirem perfumes líquidos, feitos de mistura de óleo e ervas ou pétalas amassadas que resultavam numa mistura forte. A água de rosas era mais delicada, e logo tornou-se popular. Ambos os ingredientes experimentais e a tecnologia da destilação influenciaram a perfumaria ocidental e desenvolvimentos científicos, principalmente na química.
A partir da Espanha foi introduzido em toda a Europa durante o Renascimento. Foi na França, a partir do século XIV, onde se cultivavam flores, que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes. 

Perfumista
 é o profissional responsável por combinar diferentes cheiros, geralmente provenientes de óleos essenciais para criarperfumes para indústria de cosméticos.Ser perfumista exige do profissional olfato apurado, capaz de distinguir inúmeras fragrâncias, uma vez que pode ser necessário o uso de pelo menos 300 ingredientes em um único perfume.
Estes especialistas necessitam, além da graduação em química ou em farmacêutica, ter em mente aproximadamente 2.000 elementos que integrarão as futuras essencias .

Nenhum comentário:

Postar um comentário