BLOG DO GRA BOLONI: setembro 2012

sábado, 22 de setembro de 2012

CUIDADOS AO ANDAR DE MOTO NA CHUVA


Cada vez mais aumenta o número de motocicletas pelas ruas, porém nem todos os motociclistas estão devidamente preparados para conduzir esse veículo de duas rodas. Antes de pensar em ter uma moto é importante saber que o equipamento de proteção é a prioridade, já que não é um mero enfeite. Quem dá o mínimo de valor a sua integridade física sabe a importância de usar o equipamento adequado.
Capacete, botas, luvas, jaqueta ou macacão, independentemente do seu estilo e da finalidade de uso da motocicleta, o importante é pilotar seguro. Lembre-se que em se tratando de equipamento de proteção é preciso escolher aquele que atenda não só o bolso, mas também a proteção mínima.
Devidamente equipado, é hora de acelerar a máquina. Antes de tudo, é preciso ter em mente que a postura é fundamental. Coluna ereta, braços relaxados e pés paralelos ao solo. As mãos precisam ficar bem posicionadas para acionar os manetes, tanto da embreagem quanto do freio dianteiro. Já os pés precisam estar próximos ao freio e ao pedal do câmbio de marchas. Tudo isso se faz necessário para que as reações sejam rápidas em todas as circunstâncias da pilotagem. 

O cuidado deve ser redobrado para pilotar na chuva. Se puder evitar é melhor, uma vez que a visibilidade fica comprometida. Mas, se não tiver outro jeito, antes de mais nada o ideal é ter uma roupa apropriada, pois o desconforto compromete a pilotagem. Andar na chuva requer alguns cuidados que podem fazer uma enorme diferença em termos de segurança. Antes de enfrentar a chuva é necessário diminuir a pressão dos pneus, um pouco apenas, pois essa circunstância requer mais aderência ao solo. A pressão pode variar conforme a condição, mas lembre-se de não baixar muito. Feito isso, não vá esquecer de calibrar os pneus quando parar a chuva.
Com a pista molhada estar atento às poças d’água, pois escondem buracos, pedras ou até mesmo causar uma aquaplanagem, condição em que as rodas perdem contato com o solo. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas. Ao percorrer trechos urbanos evite passar pelo canto interno das curvas. Nessa região fica toda a sujeira do asfalto, principalmente resíduos dos veículos pesados. 

As faixas pintadas no asfalto costumam ser escorregadias mesmo no seco, portanto, evite andar por elas e mais ainda, evite acelerar ao passar. O mesmo vale para o momento de parar. Frear a motocicleta exige a distribuição entre os freios dianteiro e traseiro. O adequado é que essa proporção seja de 70% na roda dianteira e 30% na roda traseira, porém sempre de modo gradual e contínuo até a moto parar. Se frear no seco já exige cautela, com o piso molhado a atenção deve ser maior. A pressão que se exerce nos freios com chão seco deve ser a mesma nas condições molhadas, mas pelo fato de o disco de freio estar molhado, pode ocorrer certo retardo na ação de frear.

Normalmente, o motociclista acaba aumentando a pressão nos freios, mas isso pode acarretar em grave queda, pois, embora o disco esteja molhado, conforme as pastilhas se comprimem contra o disco, a superfície seca. Quando isso ocorre o freio pode travar repentinamente. Portanto,com chuva é preciso frear com muita cautela, mesmo nas emergências. Cuidado também com as manchas no asfalto: elas podem indicar algum problema, como óleo ou alguma substância escorregadia, desníveis de pista ou objetos soltos. Se for preciso, corrija a trajetória, porém sem se esquecer do tráfego a sua volta.


Transitar pela cidade pode parecer fácil, mas não é. O tráfego pesado exige muita cautela do motociclista. O correto seria ocupar uma faixa toda, assim como um carro ocupa, mas essa prática eliminaria a vantagem da moto no trânsito pesado, ou seja, serve apenas para o motociclista que está passeando, sem compromisso com as horas. Assim sendo, a primeira dica é ver e ser visto. Andar com o farol aceso, mesmo durante o dia, além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro. Apesar de ser possível conduzir a moto por entre os carros, evite essa prática, principalmente em vias mais rápidas. O ideal é utilizar o corredor em vias lentas ou quando o tráfego está mais devagar. 

Na ultrapassagem a regra é a mesma para os carros, ou seja, não se deve passar pela direita. Quando parar em um semáforo procure ocupar apenas uma faixa e, de preferência, o lado direito quando tiver mais de uma pista. Se for parar logo atrás de um automóvel procure respeitar a distância mínima. Se acontecer de algum carro que vem atrás não conseguir parar, desse modo o motociclista não será prensado no carro da frente.

O mais importante de tudo é a atenção. Tenha sempre cuidado, ele nunca é demais e curta todo visual que somente quem está a bordo de uma motocicleta é capaz de viver.
DICAS :


Nesta época de verão, é muito comum chover no final da tarde, as famosas chuvas de verão. Elas se formam em menos de 15 minutos e insistem em pegar os Motociclistas de surpresa. Como eu uso a Moto diariamente, enfrento este problema sempre e vou dar algumas dicas para te ajudar a passar (bem) por esta situação.
  • Prefira os equipamentos impermeáveis. Se você usa a moto diariamente, é vantajoso escolher uma boa jaqueta, mas que também seja impermeável. Além de te proteger nos dias de sol, ela também te protege nos dias de chuva. A principal vantagem é não ter de carregar uma capa de chuva, pois a jaqueta já cumpre o seu papel. O mesmo vale para a calça e as luvas. Já no caso das botas, exigem duas soluções: Uma é você andar com um par de botas próprias para andar de moto, e estas também serem impermeáveis. A outra é você comprar um conjunto de polainas próprias para uso com moto para cobrir o seu calçado quando começar a chover. Elas ocupam pouco espaço na mochila ou no Bauleto.
  • Tenha um bauleto. O bauleto é ótimo para guardar o Capacete, a calça, jaqueta, luvas e as botas quando você está longe da moto, e quando você está em cima da moto, ele guarda sua mochila/pasta, seu sapato e qualquer outra coisa que queira. É praticamente indispensável para quem usa a moto para ir para o trabalho e faculdade.
  • Evite a chuva. Grande parte das chuvas desta época são de curta duração. Ao primeiro sinal de que vai chover nos próximos 60 segundos, vá para algum local protegido da chuva e espere ela passar. Em 5 minutos ela para, e em mais 5, o chão já ficará suficientemente seco para que você possa continuar. Ainda que pareça perder tempo, esta atitude ainda é mais rápida do que ir de carro. (Pelo menos em São Paulo)
  • Dobre as medidas, corte pela metade os riscos. Se evitar a chuva não é possível, então encarar a chuva exige cuidado redobrado. E quando digo redobrado, falo sério: Dobre todas as medidas… Freio com o dobro da distância, acelere com o dobro de tempo, e use metade da velocidade normal, faça as curvas com metade da inclinação normal. A regra é realizar movimentos lentos e longos evitando trancos e solavancos.
  • Evite as poças, as faixas pintadas no asfalto e o barro. Todas estas superfícies oferem pouquissima aderência quando molhadas. Evite andar com os pneus da moto em cima das faixas brancas do corredor entre os carros, pois são extremamente escorregadias.
  • Mantenha a manutenção em dia. Principalmente dos pneus e freios. Na chuva é que se percebe como vale a pena manter a moto 100% em dia. Qualquer descuido na manutenção pode fazer a diferença  
  • DICAS DO GRABOLONI :
  •  como tenho experiencia ha mais de 10 anos pilotando moto na chuva e principalmente na estrada , é fundamental que voçe escolha uma boa capa de chuva, pois nem todas tem a mesma qualidade e em uma viagem de longa duração voçe percebe a qualidade da mesma, a opçao por botas de borracha cano longo é ideal para viajar e dias de bastante chuva e nas poças grandes, pois já as cujas polainas é bom para percursos menores, como voltar do trabalho, voltar de um shopping, balada etc etc , a mesma ocupa pouco espaço se for o caso no bau , mas se for sair de casa e ja estiver chovendo , escolha as botas de borracha,tem mais segurança e conforto, uma boa dica quanto a luva é usar aquelas de borracha que as domesticas e pedreiros usam , as de borracha(normalmente a cor é amarela) tem nos principais mercados de varias cores, pelo fato da luva ser de borracha e fina , o piloto nao perde a sensibilidade e por ser impermeabilizante e longa , a mesma fica por cima da manga da capa de chuva , assim fazendo com que nao entre agua pela manga da jaqueta.
  • apos dias de chuva é importante lubrificar novamente a relaçao da moto (com produto indicado pelo fabricante )e tambem utilizar um desingripante nas junçoes dos pedais de freios, pedal do garupa,cabo do acelerador e embreagem, para que nao fiquem sem lubrificação e nao tenham um desgaste mais rapido e mal funcionamento. verificar tambem lanterna, farol e setas , pois os mesmos podem entrar agua e assim queimando as lampadas.
  • fonte das materias : motosblog e g1.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

BONDE TURÍSTICO DE SANTOS - SP



LINHA TURÍSTICA DE BONDE DA CIDADE DE SANTOS-SP
Os Bondes fazem parte da história da cidade. Os veículos que estão em operação no Centro Histórico de Santos estavam em estado de sucata e foram recuperados, um a um, pelas equipes de profissionais da CET, que também faz a manutenção diária desses veículos. O ponto de partida é na Praça Mauá (Estação ‘Buck Jones' - Centro). A Linha Turística de Bondes passa por 40 pontos de interesse histórico da região central da cidade.




Os passeios são feitos de terça a domingo, das 11h às 17h. A passagem custa R$ 5,00, com gratuidade para: menores de 5 anos; guias de turismo, desde que estejam a trabalho acompanhando grupos; viagens agendadas por grupos de entidades filantrópicas e de escolas públicas do ensino fundamental de Santos; grupos de centros de convivência da Seas (Secretaria de Assistência Social de Santos) e grupos de treinamento e reciclagem profissional promovidos pela Setur (Secretaria de Turismo de Santos). Maiores de 60 anos, estudantes (com documento de identificação escolar) e grupos de entidades assistenciais (devidamente certificadas) têm 50% de desconto na tarifa.




Museu Vivo - A ampliação da linha turística do bonde, concretizada em 11 de dezembro de 2009, consolida o Museu Vivo do Bonde de Santos, com a circulação na cidade de elétricos de diversos países. Além dos dois exemplares que entraram em circulação nos anos 2000 e 2001, Santos ganhou três unidades portuguesas da cidade do Porto, duas delas já em funcionamento.
Em 23 de setembro de 2008 entrou em circulação no Centro Histórico o segundo bonde de origem portuguesa, totalmente restaurado nas oficinas da CET, incluindo a construção e reposição de toda a estrutura de madeira, parte elétrica e mecânica etc. Ainda estão nas garagens da CET para trabalho de restauro o terceiro e último bonde do Porto, e mais um bonde recebido em doação pelo SESC de Bertioga em abril de 2007. 




Trata-se do Bonde Centex (“Gilda”), de fabricação norte-americana. Também estão na garagem da CET 02 exemplares de fabricação italiana, doados pela cidade de Turim, na Itália.
Outras cidades do mundo já foram contatadas sobre a possibilidade de cessão de unidades para o acervo santista, entre as quais São Francisco, nos Estados Unidos, e Nagasaki, no Japão. A empresa Votorantim, localizada a 183km de Santos, doou 01 exemplar de 1920, fabricação americana e que deve chegar a Santos em breve.


Funciona de terça a domingo, das 11h às 17h. Partida da Praça Mauá, no Centro Histórico . Bilhete: R$ 5,00. Agendamento para grupos pelo tel. (13) 3201-8000



MEU FILHO EM VISITA AO PASSEIO 

EU ADOREI O PASSEIO E RECOMENDO A TODOS 

O percurso começa na Praça Mauá, no Centro.O veículo utilizado, construído na década de 20, foi totalmente restaurado e é um dos poucos remanescentes da época.O bonde percorre um trecho de 1.700m, em aproximadamente 15 minutos, passando pelas principais ruas e edifícios do Centro Histórico, símbolo de mais um marco de resgate do Patrimônio de Santos, com acompanhamento de Guia de Turismo e um antigo motorista da época em que os bondes ainda funcionavam, elucidando ainda mais sobre o tempo dos bondes.



DETALHES DA RESTAURAÇÃO 

Conjunto do Carmo, Pantheon dos Andradas, Correios, Paço Municipal, Local onde nasceram Bartolomeu e Alexandre Gusmão, Casa da Frontaria Azulejada - Arquivo Permanente (FAMS), Santuário Santo Antônio do Valongo, Estação de Trem do Largo Marquês de Monte Alegre - Valongo, Casarões do Valongo - ruínas, Bolsa do Café - Museu dos Cafés do Brasil, Câmara Municipal - Casa José Bonifácio, Associação Comercial, Construtora Phoenix, Alfândega e Mausoléu a Brás Cubas - Fundador de Santos.Em 1964 começa a discussão pela dessativação do serviço dos bondes. A dificuldade de manter os veículos, as facilidades do transporte a diesel, que conferia maior mobilidade ao serviço, o baixo custo do petróleo e a pressão exercida pelas empresas de ônibus levam o bonde à condenação final.Em 1969, os bondes abertos pequenos são retirados de circulação, permanecendo em uso apenas os abertos ou fechados grandes.Com a construção da BR-101 e da Rodovia dos Imigrantes, que segundo os políticos da época, trariam um volume de veículos elevado para os padrões da cidade e além disso, alegavam que os bondes atravancavam as ruas e atrapalhavam o tráfego dos automóveis. Emfim, si de circulação no dia 28 de fevereiro de 1971. Pela última vez o veículo prefixo 258, que servia a linha 42, foi recolhido na garagem.E o projeto não acaba aí. A intenção é expandir a linha para outros trechos e continuar a restaurar outras carrocerias disponíveis.


CENTENÁRIO  DOS BONDES , 1909 -2009


No dia 28 de abril de 1909 os bondes elétricos começaram a circular em Santos, operados pela empresa The City of Santos Improvements Company. Até então, osveículos eram puxados por animais ou movidos à vapor.

A novidade marcava a modernização do sistema de transporte público do município, o qual exerceu importante papel no crescimento da economia e o surgimento de novos bairros ao longo do seu trajeto.


Cem anos depois, o bonde é uma das principais atrações turísticas da cidade, transportando santistas e visitantes numa viagem inesquecível pelos trilhos da Linha do Centro Histórico. 




 Mais de 830 mil pessoas já fizeram o passeio!










VOCÊ SABIA?
Em 1919, a garagem da Vila Mathias foi pioneira na construção de veículos de pequeno porte, sendo que doze anos depois já fabricava carros com 12 bancos para até 60 pessoas?

Realizar o sonho de colocar um bonde em circulação foi um verdadeiro desafio. Foram restauradas peças de bronze, elementos decorativos, estruturas de madeira em pinho de riga, utilizando um dos poucos veículos remanescentes, construído na década de 20. Todo o sistema elétrico do carro foi recuperado e também retificado o antigo motor, em parceria com a Companhia de Transporte Coletivo do Rio de Janeiro, que opera os bondes de Santa Tereza. Foram instalados 1.700 metros de rede aérea e trilhos, nas ruas e praças do Centro Histórico.



VOVÔ SABE TUDO 

Aderbal de Godoy, Jessé Pereira da Silva, José Soares Fontes e Josué Campos integram o grupo do Projeto Vovô Sabe Tudo, da Secretaria Municipal de Assistência Social, que atuam na Linha Turística do Bonde. 







O objetivo do programa Vovô Sabe Tudo, que agrega 56 idosos, é aproveitar a experiência das pessoas com 60 anos ou mais, residentes em Santos, com renda mensal de até cinco salários mínimos, que tenham interesse em atuar junto a crianças, adolescentes e adultos atendidos pelos serviços da Prefeitura de Santos e organizações não governamentais (ONGs).



O ‘Vovô Sabe Tudo’ recebeu certificado de premiação, expedido pelo Ministério da Cultura, relativo ao concurso Inclusão Cultural da Pessoa Idosa, realizado em 2007.
Cada vovô recebe um salário mínimo por 12 horas de trabalho semanal. Entre as atividades desenvolvidas estão as de artesanato, bordado e crochê, contador de histórias, monitoramento de turismo religioso, pintura em tela e tecido e Bonde Turístico.
As secretarias parceiras da iniciativa são: Turismo, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Fundo Social de Solidariedade.


Não pude deixar de tirar uma foto com o ilustre Motorneiro(operador do Bonde )da época, o vovô José Soares Fontes 

Meu filho Pedrinho e Vovô do Bondinho



DEPOIMENTOS

"Com o projeto, posso hoje relembrar e transmitir com muita alegria, ao público e aos amigos do Vovô Sabe Tudo, os bons momentos que vivi sobre trilhos do velho bonde.
Sinto-me radiante em ter contato com o público e amigos, fazendo uma grande viagem no tempo, pois as horas passam tão rápido que nem as percebo

Com a minha idade, sinto-me realizado em ocupar a atividade de Vovô Sabe Tudo no bonde turístico.
Por meio desta, venho agradecer pelos bons momentos da minha vida por que estou passando. Devo tudo isso ao grande Projeto Vovô Sabe Tudo e aos seus responsáveis. Gostaria de parabenizar todos os nele envolvidos e agradecer a atenção e a amizade que aqui encontrei".
JOSÉ SOARES FONTES

"O Projeto Vovô Sabe Tudo, para mim, é de grande importância, pois renasci como outra pessoa. Estava enfermo, sem condições de viver, todo sem vida e sem vontade de andar, sem esperanças. Agora não, estou completamente vivo: ando, passeio, trabalho e não sinto
mais nada. Vivi 30 anos mais. Que Deus abençoe as pessoas que inventaram este Projeto e as coordenadoras também".
ADERBAL DE GODOY

* Depoimentos extraídos do livro "Vovô Sabe Tudo - de bem com a vida", uma publicação da Prefeitura de Santos, de 2001. 





PERCURSO AMPLIADO

O percurso foi triplicado, passando por 40 pontos de interesse cultural, turístico e cívico do Centro, com previsão de atrair um número ainda maior de passageiros. O trajeto vai ganhar 3.200 metros de linha, passando de 1,7 km para quase 5 km.

NOVO TRAJETO:



A linha construída formará um novo anel, interligado ao que já existe. Veja o roteiro completo:

Confira o novo trajeto pelo Google Maps (clique aqui)


Ao longo do passeio, percorrem-se vários pontos históricos: 
  • R.Vasconcelos Tavares
  • R.Amador Bueno
  • R.Frei Gaspar
  • Av. São Francisco
  • Pça Correia de Melo
  • R. Bittencourt
  • R.Brás Cubas
  • R.Visc. do Rio Branco
  • R.Constituição
  • R. General Câmara
  • Praça Mauá
  • R. do Comércio
  • Largo Marquês de Monte Alegre
  • Rua Tuiuty
  • Pça. Barão do Rio Branco
  • Pça da República
  • R. Augusto Severo
  • R. Cidade de Toledo.




PONTOS VISITADOS
  • Biblioteca Municipal Alberto de Sousa
  • Palácio Saturnino de Brito (Sabesp)
  • Edifício do antigo Desinfectório
  • Escola Barnabé
  • Estação funicular para o Monte Serrat
  • Escadaria do Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat
  • Fonte do Itororó
  • Antiga sede da Companhia de Águas do Itororó
  • Corpo de Bombeiros (Castelinho)
  • Sociedade Humanitária
  • Fórum
  • Catedral
  • Teatro Coliseu
  • Monumento do Soldado Constitucionalista
  • Casa do Trem
  • Outeiro de Santa Catarina e praça lateral
  • Sede do Jornal A Tribuna.
  • Praça Mauá
  • Palácio José Bonifácio
  • Monumento de Bartolomeu de Gusmão
  • Igreja do Rosário
  • Antigo edifício dos Correios
  • Casas da Frontaria Azulejada
  • Santuário do Valongo
  • Estação Ferroviária
  • Ruínas dos casarões do Valongo
  • Armazéns 1 a 4
  • Casa Rosada
  • Bolsa Oficial de Café
  • Associação Comercial
  • Edifício de recepção dos Imigrantes
  • Igreja do Carmo
  • Pantheon dos Andradas
  • Monumento a Gaffrée Guinle
  • Edifício dos Correios
  • Alfândega
  • Monumento a Brás Cubas
  • Mesa de Rendas



1984

Primeira experiência de linha de lazer
na orla
1909

Início do Bonde Elétrico 
2007

Bonde norte-americano doado pelo Sesc-Bertioga
2008 

Outro Veículo Português passa a circular na cidade
2005

 Desembarque de três veículos doados pela cidade do Porto (Portugal)
2006 

Começa a circular primeiro bonde português
2000

Inauguração do trajeto turístico no Centro Histórico 

2009 

- Em 19 de fevereiro chegam dois carros de Turim (Itália), sendo que um funcionará como restaurant
2002 

- Bonde Camarão (fechado) começa a circular





Dica do GRABOLONI :

 ao visitar o bondinho , tem um senhor na Praça Maua que vende uns imas de geladeira ,( fotos do bonde em formato retangular de papel pequeno )e chaveiro tambem  , para voçe levar para casa como recordação do passeio e claro aproveite e tire bastante fotos fonte das materias : 



www.santos.sp.gov.br/bonde/index.html , 
www.santoscidade.com.br .
 E algumas fotos efetuadas por mim em visita a cidade .