BLOG DO GRA BOLONI: novembro 2011

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CIDADE DE SÃO PEDRO-SP




Muito conhecida por suas belezas naturais, a Estância Turística de São Pedro, localizada no interior de São Paulo, a 180 quilômetros da capital, repousa na encosta da Serra do Itaqueri, garantindo aos visitantes uma ótima opção de lazer, descanso, ecoturismo, turismo religioso e empresarial, gastronomia e esportes de aventura como o rappel, arborismo, cascading, trilhas para off-road e 4x4, voos de asa-delta e parapente.
Para acolher os visitantes com tantos atrativos, a cidade dispõe de uma enorme rede de hospedagem, sendo a terceira estância do estado com o maior número de leitos, desde os mais luxuosos hoteis, até as pousadas mais aconchegantes, simples e familiares.
São Pedro é berço do Rio Jacaré-Pupira, e tem a área urbana cortada por dois ribeirões, o Pinheiro e o Samambaia, e está a 580 metros do nível do mar, tendo a seu favor um clima ameno e agradável, que dura quase o ano todo.
Grandes atrativos turísticos fazem da cidade um local onde qualquer visitante, de qualquer idade, desfrute de sua beleza. No Alto da Serra as cachoeiras chamam a atenção pelas quedas naturais, rodeadas de muito verde. É lá também que fica o penhasco Cruzeiro do Facão; a destilaria que produz a “Cachaça da Diretoria”; o antiquário “Vila Del Capo”; a Igreja Santo Antônio, que guarda uma relíquia do santo de Pádua doada pelo Vaticano, e certamente, um dos pontos mais belos da cidade, considerado um cartão postal: o Parque do Cristo “Aureliano Esteves”, onde o turista poderá apreciar a vista pelo alto e, em dias claros, enxergar cidades como Piracicaba e Rio Claro no horizonte.
Atrativos culturais e históricos fazem diferença da estância. O Museu “Gustavo Teixeira”, que leva o nome de seu filho e poeta maior, mostra a história da cidade desde seus primeiros dias como “Pouso do Picadão”. No Boulevard “Dona Hermelinda”, a Feira de Artes e Artesanatos expõe o melhor da produção local. Já a Feira do Produtor expõe os melhores produtos hortifrutigranjeiros, queijos e doces artesanais. O Boulevard e a Feira do Produtor são atrações de todos os finais de semanas e feriados.
Ainda na zona urbana, é possível fazer uma bela caminhada no Parque “Maria Angélica Manfrinato”, que oferece uma agradável paisagem com seu lago, quiosques, parquinho para as crianças, bancos à beira das sombras das árvores e desfrutar também de passeio de pedalinho.
Durante o ano, muitos eventos fazem parte da programação da cidade. O tradicional Carnaval de rua, a encenação da Paixão de Cristo, a Mostra de Teatro, além das típicas quermesses, como a de São José, Santo Antônio e São Pedro, o Rodeio, o Encontro de Motociclistas e a Semana Gustavo Teixeira.
A culinária local é uma atração à parte. Desde as lanchonetes, churrascarias, petiscarias e docerias, até a tradicional gastronomia com comida caipira como torresmo, leitão a pururuca, costelinha de porco e frango caipira, tudo servido em fogão à lenha. O doce de Jaracatiá, fruta típica da região, colhida apenas no mês de fevereiro, é a guloseima que o turista não pode deixar de experimentar.
      





 Feriados municipais de São Pedro:
• 22 de fevereiro – Aniversário do Município
• 29 de junho – Dia de São Pedro, padroeiro da cidade
• Corpus Christi
• Sexta-feira da Paixão
• 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, em homenagem à data de aniversário de morte de Zumbi dos Palmares. 

SÃO PEDRO: ESTÂNCA TÚRISTICA
 Aventura e Lazer em um só lugar




Índice Habitacional Número de Habitantes: 31.662 (Censo 2010)
Zona urbana: 26.607 habitantes
Zona rural: 5.055 habinantes

Índices Físicos e GeográficosClima: Seco

Altitude: 580m
Alto da Serra: 950m
Temperatura Max.:  32º C.
Temperatura Min.: 12º C.
Índice Pluviométrico: 1.175,5 mil/ano
Ventos Predominantes: Sudeste
Topografia: zonas montanhosas, planícies e de baixadas.
Ribeirões: Araquá, Jacaré Pepira, do Meio, da Barra, Vermelho, Tabarana, Pinheiro e Samambaia (esses dois últimos cortam a cidade)
Superfície: 596 km2 (24.710 alqueires ou 59.600 hectares)



Limites: Norte: Itirapina e Torrinha Leste: Charqueada Oeste: Santa Maria da Serra Sul: Piracicaba