LINHA TURÍSTICA DE BONDE DA CIDADE DE SANTOS-SP
Os Bondes fazem parte da história da cidade. Os veículos que estão em operação no Centro Histórico de Santos estavam em estado de sucata e foram recuperados, um a um, pelas equipes de profissionais da CET, que também faz a manutenção diária desses veículos. O ponto de partida é na Praça Mauá (Estação ‘Buck Jones' - Centro). A Linha Turística de Bondes passa por 40 pontos de interesse histórico da região central da cidade.
Os passeios são feitos de terça a domingo, das 11h às 17h. A passagem custa R$ 5,00, com gratuidade para: menores de 5 anos; guias de turismo, desde que estejam a trabalho acompanhando grupos; viagens agendadas por grupos de entidades filantrópicas e de escolas públicas do ensino fundamental de Santos; grupos de centros de convivência da Seas (Secretaria de Assistência Social de Santos) e grupos de treinamento e reciclagem profissional promovidos pela Setur (Secretaria de Turismo de Santos). Maiores de 60 anos, estudantes (com documento de identificação escolar) e grupos de entidades assistenciais (devidamente certificadas) têm 50% de desconto na tarifa.
Museu Vivo - A ampliação da linha turística do bonde, concretizada em 11 de dezembro de 2009, consolida o Museu Vivo do Bonde de Santos, com a circulação na cidade de elétricos de diversos países. Além dos dois exemplares que entraram em circulação nos anos 2000 e 2001, Santos ganhou três unidades portuguesas da cidade do Porto, duas delas já em funcionamento.
Em 23 de setembro de 2008 entrou em circulação no Centro Histórico o segundo bonde de origem portuguesa, totalmente restaurado nas oficinas da CET, incluindo a construção e reposição de toda a estrutura de madeira, parte elétrica e mecânica etc. Ainda estão nas garagens da CET para trabalho de restauro o terceiro e último bonde do Porto, e mais um bonde recebido em doação pelo SESC de Bertioga em abril de 2007.
Trata-se do Bonde Centex (“Gilda”), de fabricação norte-americana. Também estão na garagem da CET 02 exemplares de fabricação italiana, doados pela cidade de Turim, na Itália.
Outras cidades do mundo já foram contatadas sobre a possibilidade de cessão de unidades para o acervo santista, entre as quais São Francisco, nos Estados Unidos, e Nagasaki, no Japão. A empresa Votorantim, localizada a 183km de Santos, doou 01 exemplar de 1920, fabricação americana e que deve chegar a Santos em breve.
Funciona de terça a domingo, das 11h às 17h. Partida da Praça Mauá, no Centro Histórico . Bilhete: R$ 5,00. Agendamento para grupos pelo tel. (13) 3201-8000
MEU FILHO EM VISITA AO PASSEIO |
EU ADOREI O PASSEIO E RECOMENDO A TODOS |
O percurso começa na Praça Mauá, no Centro.O veículo utilizado, construído na década de 20, foi totalmente restaurado e é um dos poucos remanescentes da época.O bonde percorre um trecho de 1.700m, em aproximadamente 15 minutos, passando pelas principais ruas e edifícios do Centro Histórico, símbolo de mais um marco de resgate do Patrimônio de Santos, com acompanhamento de Guia de Turismo e um antigo motorista da época em que os bondes ainda funcionavam, elucidando ainda mais sobre o tempo dos bondes.
DETALHES DA RESTAURAÇÃO |
Conjunto do Carmo, Pantheon dos Andradas, Correios, Paço Municipal, Local onde nasceram Bartolomeu e Alexandre Gusmão, Casa da Frontaria Azulejada - Arquivo Permanente (FAMS), Santuário Santo Antônio do Valongo, Estação de Trem do Largo Marquês de Monte Alegre - Valongo, Casarões do Valongo - ruínas, Bolsa do Café - Museu dos Cafés do Brasil, Câmara Municipal - Casa José Bonifácio, Associação Comercial, Construtora Phoenix, Alfândega e Mausoléu a Brás Cubas - Fundador de Santos.Em 1964 começa a discussão pela dessativação do serviço dos bondes. A dificuldade de manter os veículos, as facilidades do transporte a diesel, que conferia maior mobilidade ao serviço, o baixo custo do petróleo e a pressão exercida pelas empresas de ônibus levam o bonde à condenação final.Em 1969, os bondes abertos pequenos são retirados de circulação, permanecendo em uso apenas os abertos ou fechados grandes.Com a construção da BR-101 e da Rodovia dos Imigrantes, que segundo os políticos da época, trariam um volume de veículos elevado para os padrões da cidade e além disso, alegavam que os bondes atravancavam as ruas e atrapalhavam o tráfego dos automóveis. Emfim, si de circulação no dia 28 de fevereiro de 1971. Pela última vez o veículo prefixo 258, que servia a linha 42, foi recolhido na garagem.E o projeto não acaba aí. A intenção é expandir a linha para outros trechos e continuar a restaurar outras carrocerias disponíveis.
CENTENÁRIO DOS BONDES , 1909 -2009
No dia 28 de abril de 1909 os bondes elétricos começaram a circular em Santos, operados pela empresa The City of Santos Improvements Company. Até então, osveículos eram puxados por animais ou movidos à vapor.
A novidade marcava a modernização do sistema de transporte público do município, o qual exerceu importante papel no crescimento da economia e o surgimento de novos bairros ao longo do seu trajeto.
Cem anos depois, o bonde é uma das principais atrações turísticas da cidade, transportando santistas e visitantes numa viagem inesquecível pelos trilhos da Linha do Centro Histórico.
Mais de 830 mil pessoas já fizeram o passeio!
VOCÊ SABIA?
Em 1919, a garagem da Vila Mathias foi pioneira na construção de veículos de pequeno porte, sendo que doze anos depois já fabricava carros com 12 bancos para até 60 pessoas?
Realizar o sonho de colocar um bonde em circulação foi um verdadeiro desafio. Foram restauradas peças de bronze, elementos decorativos, estruturas de madeira em pinho de riga, utilizando um dos poucos veículos remanescentes, construído na década de 20. Todo o sistema elétrico do carro foi recuperado e também retificado o antigo motor, em parceria com a Companhia de Transporte Coletivo do Rio de Janeiro, que opera os bondes de Santa Tereza. Foram instalados 1.700 metros de rede aérea e trilhos, nas ruas e praças do Centro Histórico.
VOVÔ SABE TUDO
Aderbal de Godoy, Jessé Pereira da Silva, José Soares Fontes e Josué Campos integram o grupo do Projeto Vovô Sabe Tudo, da Secretaria Municipal de Assistência Social, que atuam na Linha Turística do Bonde.
O objetivo do programa Vovô Sabe Tudo, que agrega 56 idosos, é aproveitar a experiência das pessoas com 60 anos ou mais, residentes em Santos, com renda mensal de até cinco salários mínimos, que tenham interesse em atuar junto a crianças, adolescentes e adultos atendidos pelos serviços da Prefeitura de Santos e organizações não governamentais (ONGs).
O ‘Vovô Sabe Tudo’ recebeu certificado de premiação, expedido pelo Ministério da Cultura, relativo ao concurso Inclusão Cultural da Pessoa Idosa, realizado em 2007.
Cada vovô recebe um salário mínimo por 12 horas de trabalho semanal. Entre as atividades desenvolvidas estão as de artesanato, bordado e crochê, contador de histórias, monitoramento de turismo religioso, pintura em tela e tecido e Bonde Turístico.
As secretarias parceiras da iniciativa são: Turismo, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Fundo Social de Solidariedade.
Não pude deixar de tirar uma foto com o ilustre Motorneiro(operador do Bonde )da época, o vovô José Soares Fontes |
Meu filho Pedrinho e Vovô do Bondinho |
DEPOIMENTOS
"Com o projeto, posso hoje relembrar e transmitir com muita alegria, ao público e aos amigos do Vovô Sabe Tudo, os bons momentos que vivi sobre trilhos do velho bonde.
Sinto-me radiante em ter contato com o público e amigos, fazendo uma grande viagem no tempo, pois as horas passam tão rápido que nem as percebo
Com a minha idade, sinto-me realizado em ocupar a atividade de Vovô Sabe Tudo no bonde turístico.
Por meio desta, venho agradecer pelos bons momentos da minha vida por que estou passando. Devo tudo isso ao grande Projeto Vovô Sabe Tudo e aos seus responsáveis. Gostaria de parabenizar todos os nele envolvidos e agradecer a atenção e a amizade que aqui encontrei".
JOSÉ SOARES FONTES
"O Projeto Vovô Sabe Tudo, para mim, é de grande importância, pois renasci como outra pessoa. Estava enfermo, sem condições de viver, todo sem vida e sem vontade de andar, sem esperanças. Agora não, estou completamente vivo: ando, passeio, trabalho e não sinto
mais nada. Vivi 30 anos mais. Que Deus abençoe as pessoas que inventaram este Projeto e as coordenadoras também".
ADERBAL DE GODOY
* Depoimentos extraídos do livro "Vovô Sabe Tudo - de bem com a vida", uma publicação da Prefeitura de Santos, de 2001.
PERCURSO AMPLIADO
O percurso foi triplicado, passando por 40 pontos de interesse cultural, turístico e cívico do Centro, com previsão de atrair um número ainda maior de passageiros. O trajeto vai ganhar 3.200 metros de linha, passando de 1,7 km para quase 5 km.
NOVO TRAJETO:
A linha construída formará um novo anel, interligado ao que já existe. Veja o roteiro completo:
Confira o novo trajeto pelo Google Maps (clique aqui)
Confira o novo trajeto pelo Google Maps (clique aqui)
Ao longo do passeio, percorrem-se vários pontos históricos:
- R.Vasconcelos Tavares
- R.Amador Bueno
- R.Frei Gaspar
- Av. São Francisco
- Pça Correia de Melo
- R. Bittencourt
- R.Brás Cubas
- R.Visc. do Rio Branco
- R.Constituição
- R. General Câmara
- Praça Mauá
- R. do Comércio
- Largo Marquês de Monte Alegre
- Rua Tuiuty
- Pça. Barão do Rio Branco
- Pça da República
- R. Augusto Severo
- R. Cidade de Toledo.
- Biblioteca Municipal Alberto de Sousa
- Palácio Saturnino de Brito (Sabesp)
- Edifício do antigo Desinfectório
- Escola Barnabé
- Estação funicular para o Monte Serrat
- Escadaria do Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat
- Fonte do Itororó
- Antiga sede da Companhia de Águas do Itororó
- Corpo de Bombeiros (Castelinho)
- Sociedade Humanitária
- Fórum
- Catedral
- Teatro Coliseu
- Monumento do Soldado Constitucionalista
- Casa do Trem
- Outeiro de Santa Catarina e praça lateral
- Sede do Jornal A Tribuna.
- Praça Mauá
- Palácio José Bonifácio
- Monumento de Bartolomeu de Gusmão
- Igreja do Rosário
- Antigo edifício dos Correios
- Casas da Frontaria Azulejada
- Santuário do Valongo
- Estação Ferroviária
- Ruínas dos casarões do Valongo
- Armazéns 1 a 4
- Casa Rosada
- Bolsa Oficial de Café
- Associação Comercial
- Edifício de recepção dos Imigrantes
- Igreja do Carmo
- Pantheon dos Andradas
- Monumento a Gaffrée Guinle
- Edifício dos Correios
- Alfândega
- Monumento a Brás Cubas
- Mesa de Rendas
1984 Primeira experiência de linha de lazer na orla |
1909 Início do Bonde Elétrico |
2007 Bonde norte-americano doado pelo Sesc-Bertioga |
2008 Outro Veículo Português passa a circular na cidade |
2005 Desembarque de três veículos doados pela cidade do Porto (Portugal) |
2006 Começa a circular primeiro bonde português |
2000 Inauguração do trajeto turístico no Centro Histórico |
2009 - Em 19 de fevereiro chegam dois carros de Turim (Itália), sendo que um funcionará como restaurant |
2002 - Bonde Camarão (fechado) começa a circular |
Dica do GRABOLONI :
ao visitar o bondinho , tem um senhor na Praça Maua que vende uns imas de geladeira ,( fotos do bonde em formato retangular de papel pequeno )e chaveiro tambem , para voçe levar para casa como recordação do passeio e claro aproveite e tire bastante fotos fonte das materias :
www.santos.sp.gov.br/bonde/index.html ,
www.santoscidade.com.br .
E algumas fotos efetuadas por mim em visita a cidade .
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