BLOG DO GRA BOLONI: CIDADE DE ITU - SP

domingo, 12 de fevereiro de 2012

CIDADE DE ITU - SP


Itu é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º15'51" sul e a uma longitude 47º17'57" oeste, estando a uma altitude de 583 metros. Sua população estimada em 2011 é de 155.589 habitantes, formada principalmente por descendentes de imigrantes portugueses, italianos, japoneses, além de migrantes de outras regiões do Brasil, em especial do Nordeste, além da forte presença de migrantes do estado do Paraná. Cidade famosa por tudo lá ser de tamanho exagerado, fama inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício. Em 2010, a cidade completou 400 anos e hoje é um dos municípios mais importantes do Brasil, com sua história e fama, que ajudou a tornar o país uma República. Itu já foi a cidade mais rica do estado, sendo famosa por nela residirem muitos Barões do Café e autoridades importantes do País.
É o 46° município mais populoso do estado de São Paulo e o 153° no Brasil, além de ser a segunda maior cidade da Microrregião de Sorocaba, atrás apenas de Sorocaba.

ESTANCIA TURISTICA
Itu é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
A cidade conta também com vários monumentos históricos, como o Museu da Convenção, a casa onde ficou hospedado Dom Pedro II, o famoso Telefone Público, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o Semáforo próximo ao orelhão e o Armazém do Limoeiro, entre outras.
ATRAÇÕES TURISTICAS
Conhecida nacionalmente pela grandiosidade de sua produção de pão, trigo, perfume, açúcar, pôneis, milho, gatos, burros, seu patrimônio histórico, artístico, arqueológico e natural Itu conta com diversas atrações turísticas:
  • Casa Imperial - hospedou por diversas vezes a família imperial;
  • Cruzeiro de São Francisco - erguido em granito rosa pelos Franciscanos entre os séculos XVII e XVI;
  • Chácara do Rosário/Casa Bandeirista - construída em 1756, monumento histórico, arquitetônico e paisagístico;
  • Cidade das Crianças - complexo de lazer infantil com playground, lago, minicidade entre outras atrações;
  • Espaço Cultural Almeida Júnior - construído por barões ituanos, sedia o Museu de Arte Sacra, o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu, a Biblioteca Municipal, e é também um espaço para exposições e eventos;
  • Estrada-Parque - ladeada pelo Rio Tietê e por uma floresta belíssima é estrada das romarias que rumam a Pirapora do Bom Jesus, no caminho fazendas, campings, usina hidrelétrica e a Gruta da Glória;
  • Fábrica São Luiz - região central, primeira fábrica de tecidos movida a vapor no estado;
  • Fazenda Maeda - pesqueiro, camping e jardim japonês são atrações fixas, a arena da fazenda sedia grandes shows como do SWU entre outra festas eletrônicas;
  • Igrejas - conhecida como Roma Brasileira, abriga o melhor do barroco paulista, destacam-se na região central: Candelária, Bom Jesus, Santa Rita, São Benedito, Carmo e Patrocínio;
  • Museu da Energia - fachada em azulejos portugueses, conta história da evoulão e distribuição da energia no país;
  • Museu Republicano Convenção de Itu - sediou a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista e deu a Itu o título de "Berço da República";
  • Orelhão e Semáforo - pontos turísticos centrais que deram a fama de "cidade do exagero" onde tudo é grande;
  • Parque do Varvito - monumento geológico formado pela sucessão de camadas durante a era glacial;
  • Praça Padre Miguel e centro histórico - patrimônio cultural do Brasil-Colônia;
  • Regimento Deodoro - abriga a igreja de São Luiz e um pequeno museu do 2º GACAP – Regimento Deodoro.
Outras fontes do turismo ituano é baseada no seu turismo rural e gastronômico.
Uma nova atração turística está sendo preparada, trata-se do Trem Republicano que fará um passeio turístico entre Itu e Salto.


TOPONIMIA
Segundo Silveira Bueno, "Itu" procede do Tupi, "Utu-Guaçu" , sendo seu significado ´´Cachoeira Grande´´.
HISTORIA
O marco da fundação da cidade de Itu foi à construção, em 1610, de uma capela devotada a Nossa Senhora da Candelária, no lugar em que hoje fica a Igreja do Bom Jesus. Esta capela foi construída pelobandeirante Domingos Fernandes e seu genro, Cristóvão Diniz. Eles receberam por sesmaria em 1604, a posse das terras dos campos do Pirapitingui. Adotou-se o dia 02 de Fevereiro como data de aniversário de Itu, por coincidir com o dia de Nossa Senhora da Candelária.
Os portugueses estabeleceram-se na região em 1610, sendo que a freguesia foi criada em 1653. Em1657 foi elevada à categoria de vila e conselho, tendo recebido, em 1822, o título de Fidelíssima do Imperador Dom Pedro I por sua posição a favor da independência. Em 1842 foi elevada à categoria de cidade. Durante anos, Itu foi considerado o município mais rico da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica.
O povoado se formou em torno desta capela. No ano de 1653 foi elevada a Freguesia de Santana do Parnaíba. Em 1.657, passou à condição de Vila com direito a possuir uma Câmara Municipal, iniciando-se assim a construção de um novo templo. Durante quase 100 anos (de 1657 a 1750) a Vila de Itu não passou de um pequeno núcleo, com menos de 100 casas, concentradas no pátio da antiga Matriz e numa única rua que ia do pátio até a capelinha do primeiro povoado. Uma boa parte das casas, as do pátio, sobretudo, pertenciam a fazendeiros. Quando aumentou a escravatura e a produção das fazendas, seus donos ajudaram a erguer dois conventos na Vila, o de São Francisco (1692) e o do Carmo (1719).

Os comerciantes ergueram, em 1726, uma capela, num lugar ainda descampado, a de Santa Rita, inaugurada em 1728. Em 1760, já existiam cerca de 105 casas e mais uma rua, chamada da Palma (atual Rua dos Andradas). Nessa época, Itu se firma como entreposto de comércio na rota entre o sul do país e as regiões mineradoras de Mato Grosso e Goiás. Na Vila, as maiorias das casas eram pequenas e habitadas por gente que pouco ou nada possuía.
Alguns anos depois, em 1776, com o crescimento das lavouras da cana de açúcar e do algodão, a Vila cresceu, contando com 180 casas, tendo ainda as mesmas ruas de antes. Quem deu vida à localidade foram os artesãos (sapateiros, ferreiros, carpinteiros, tecelões, costureiras e fiandeiras), os quais ocupavam 119 casas. Os comerciantes interessados na venda de tecido, colchas e cobertores para outras regiões, promoveram o cultivo de algodão, e a produção caseira de tecidos. A partir de 1777, a Vila de Itu cresceu em função dos negócios de exportação de açúcar para a Europa. O número de engenhos de cana e de escravos, vindos da África, se multiplicou.
De 1785 a 1792, foram abertas as ruas que descem paralelas, pelas encostas do espigão, e seus prolongamentos pelo lado da Igreja do Patrocínio inaugurada em 1819. Em 1811, foi criada a Comarca de Itu. Pela Lei Provincial de 05 de fevereiro de 1842, a Vila de Itu foi elevada à cidade. Nessa ocasião, possuía umas 800 casas. A partir de 1850 e durante anos, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica.
Em 1860, ocorreu uma grande crise no mercado internacional do açúcar. O plantio da cana entrou em decadência, causando, com o tempo, um conflito entre os políticos e os fazendeiros ituanos e o Governo Imperial. Cresceu em Itu o Movimento Republicano que resultou, em 1873, na realização da Primeira Convenção Republicana do país. Início da propaganda republicana, com a criação do Partido Republicano Paulista. Por isso mesmo, Itu é chamada de “Berço da República”.

O açúcar foi sendo gradativamente substituído pelo café. Com o aumento da produção cafeeira, os fazendeiros buscaram, na Europa, a vinda de imigrantes para substituir a mão-de-obra escrava. O tráfico havia sido proibido em 1850 e a escravatura, abolida em 1888. Com a ajuda do governo republicano, proclamado em 1889 vieram para Itu milhares de imigrantes, a maioria italianos. A cidade possuía, nesta época, cerca de 1800 casas.
O café foi à base da economia do município até 1935, ano da maior produção, decaindo depois, pela concorrência de outras áreas de plantio e pelo esgotamento de suas terras. De 1935 a 1950, Itu quase não cresceu além da área já ocupada. A partir de 1950 novas indústrias vem se instalando na cidade, principalmente as de cerâmicas. Ocorreu grande migração rural em busca de trabalhos nas fábricas. A cidade começou novamente a crescer com a abertura de diversos loteamentos na periferia. Itu já não tinha a mesma importância de antigamente, sendo influenciada pela Capital do Estado, já então uma metrópole. O velho centro é a maior e mais importante herança cultural dos tempos da colônia, e passou a ser transformado em centro histórico e área comercial. Após 1970, com a construção da rodovia Castelo Branco, novas indústrias instalaram-se em Itu, principalmente às margens de suas estradas de acesso.
Em 1918, instalou-se na cidade, no prédio do antigo Colégio São Luiz, um quartel do Exército Brasileiro. Hoje denominado 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, a unidade militar ostenta o nome histórico de Regimento Deodoro, em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República.
  • Clima: subtropical, A temperatura anual é de 20º. O verão é quente e chuvoso. O inverno é frio e seco.
  • Relevo: Localizado entre o planalto cristalino e o sedimentar. Relevo de colina suave e nas regiões limítrofes algumas altitudes.



[editar]Demografia

População estimada em 2009 conforme IBGE: 157.384
Dados com Base no Censo IBGE 2007
População total em 2007: 154.157
  • Urbana: 123.942
  • Rural: 11.424
    • Homens: 67.465
    • Mulheres: 67.901
Densidade demográfica (hab./km²): 211,51
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,29
Expectativa de vida (anos): 75,49
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,00
  • IDH-M Renda: 0,782
  • IDH-M Longevidade: 0,775
  • IDH-M Educação: 0,887
(Fonte: IPEADATA)

[editar]Hidrografia





Transporte público

A cidade de Itu é servida por uma rede de linhas de ônibus urbanos, operadas por duas empresas : Avante e Viação Itu (VITU), ambas controladas pelo Grupo Sambaíba de São Paulo, além das linhas Suburbanas.
A Rodoviária de Itu localiza-se no centro da cidade e é servida por linhas que ligam a cidade a São PauloJundiaíPiracicabaIndaiatubaItapetininga eCampinas, entre outras cidades. Ônibus com destino ao Nordeste e ao Paraná também param na estação rodoviária de Itu. Em seu terminal, partem linhas suburbanas das seguintes empresas: VB Transportes e Turismo (SaltoPorto Feliz e Boituva), Rápido Campinas(Sorocaba e Mairinque - bairro Dona Catarina) e VITU (Pirapora de Bom Jesus).

[editar]Ferrovia

A ferrovia chegou a Itu no ano de 1873, quando a estação local foi inaugurada. Nela, paravam os trens que ligavam Mairinque a Campinas, que também atendiam às cidades de Salto e Indaiatuba. Com a inauguração de uma nova via férrea entre Mairinque (bairro do Pantojo) e Campinas (bairro do Boa Vista) em 1987, a estação e a ferrovia que cortava o centro de Itu foram desativadas e os trilhos, retirados. Hoje, a estação pertence à prefeitura local.
Há um projeto de entrar em funcionamento uma linha ferroviária, chamada Trem Republicano, que levará turístas por um passeio entre Itu e Salto.




[editar]Aeroporto

A cidade conta com um aeroclube, com pista para pequenas aeronaves. O Aeródromo Municipal "Alberto Bazaia" ou Aeroclube de Itu, foi criado em 1939, e hoje está instalado no km 22,5 da Rodovia SP-75 (Rodovia do Açúcar).
O Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, está a 52km de Itu, sendo acessado pela rodovia SP-75.
COMERCIO 

A cidade tem um bom centro comercial, principalmente na Rua Floriano Peixoto, uma das principais ruas da cidade com lojas, bancos, lanchonetes e restaurantes em toda sua extensão e conta também com a Rua Santa Rita que também concentra bastante lojas e entre essas duas ruas estão outras bem movimentadas que cortam as duas ruas que são paralelas.
Além do Centro, o bairro Vila Nova habita bastante lojas e bancos e está em constante crescimento junto com outros bairros da cidade (São Luiz, Rancho Grande e Cidade Nova) e com o loteamento particular denominado "Itu Novo Centro", que está sendo preparado para ser realmente um novo centro para a cidade, já que o atual não está mais suportando o crescimento.
A cidade tem um grande shopping referência na região, o Plaza Shopping Itu, que tem mais de 150 lojas e praça de alimentação com bastante variedade de restaurantes famosos de Fast-Food.
Outro centro de compras é o Road Shopping. Situado na Rodovia Presidente Castelo Branco (SP-280) no km 72, o shopping conta com mais de 60 lojas, além de um Drive Thrue de Fast-Food no estacionamento, que conta com mais de 600 vagas, e Arena de eventos e área delazer.
A cidade conta ainda com grandes supermercados e hipermercados, entre eles: Extra HipermercadosCarrefour BairroPão de Açúcar SupermercadoPaulistão SupermercadosTenda Atacado, Dia e Hipermercado WalMart.




Futebol

Símbolo do Ituano Futebol Clube.
Itu é sede do Ituano Futebol Clube, conhecido como Galo de Itu, foi fundado em 24 de maio de 1947 por empresários da Estrada de Ferro Sorocabana. Suas maiores conquistas são o Campeonato Paulista de Futebol de 2002 e o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2003 - Série C. Atualmente disputa o Campeonato Paulista e a Copa Paulista.
O Galo do Itu manda seus jogos no Estádio Municipal Doutor Novelli Júnior, inaugurado em 1947 foi reformado em 2010. Após obras de ampliação e modernização que duraram oito meses no ano de 2010, a capacidade do estádio, inaugurado em 1947, foi ampliada de 15 mil para 19 mil lugares com cadeiras. As arquibancadas centrais receberam 12 novos degraus. As cadeiras cobertas também foram ampliadas para as laterais. Os túneis de acesso ao gramado utilizado pelos times e árbitros foram aterrados. Os atletas e a arbitragem entrarão pelo meio do campo, no nível do gramado. Os vestiários foram ampliados, inclusive o dos visitantes. Foram construídas duas salas de imprensa, uma em cada vestiário. O setor dos cinegrafistas foi ampliado para receber com melhores condições de trabalho. A tribuna de imprensa dobrou a capacidade com o fim das cabines exclusivas. A iluminação foi quase que triplicada. São quatro novas torres com 42 refletores casa, proporcionando uma iluminação de 1.300 lux.

FONTE DA MATÉRIA : http://pt.wikipedia.org/wiki/Itu  e fotos de propiedade de  Graciliano em sua ultima visita 




Nenhum comentário:

Postar um comentário