BLOG DO GRA BOLONI: CIDADE DE SALESÓPOLIS-SP

sábado, 10 de março de 2012

CIDADE DE SALESÓPOLIS-SP




Salesópolis é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na região metropolitana da capital paulista. A população estimada em 2009 era de 16 041 e a área é de 426 km², o que resulta numa densidade demográfica de 37,3 hab/km².
Abriga a Estação Biológica de Boraceia, com 96 ha e situada em área de proteção de mananciais, que é administrada pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Esta estação é uma das duas únicas localidades onde ainda ocorre uma árvore da Mata Atlântica ameaçada de extinção, a Buchenavia rabelloana.

ESTANCIA TURISTICA
Salesópolis é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.








HISTORIA
É município desde 1857. Salesópolis é uma palavra composta que quer dizer: Cidade de Sales. Foi uma homenagem ao Presidente da República, Dr. Manoel Ferraz de Campos Sales, quando da sua visita.
Seus limites são Santa Branca a norte, Paraibuna a nordeste, Caraguatatuba a leste, São Sebastião a sudeste, Bertioga a sul,Biritiba-Mirim a oeste e Guararema a noroeste.

Hidrografia

As nascentes do Rio Tietê encontram-se no município.

Relevo

Salesópolis situa-se a uma altitude média de 850 metros.

Clima

O clima do município, como em toda a Região Metropolitana de São Paulo, é o subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e sub-seco. A média de temperatura anual gira em torno dos 19Cº, sendo o mês mais frio julho (Média de 15°C) e o mais quente fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1.300 mm.




DEMOGRAFIA
Dados do Censo - 2000
  • Urbana: 8 741
  • Rural: 5 616
  • Homens: 7 263
  • Mulheres: 7 094
Densidade demográfica (hab./km²): 33,72
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 21,42
Expectativa de vida (anos): 68,50
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,41
NASCENTE DO RIO TIETE EM SALESÓPOLIS-SP




As nascentes ficam no Parque Nascentes do Rio Tietê, que se situa no município de Salesópolis. São cerca de 134 hectares, dos quais 9,6 já estão sob controle ambiental, protegendo as diversas nascentes que irão formar o mais importante rio do estado de São Paulo.
Localiza-se no bairro da Pedra Rajada, a dezessete quilômetros do centro de Salesópolis, junto a divisa com o município de Paraibuna. O acesso se dá pela SP-88 (Estrada das Pitas), onde se acessa uma estrada vicinal de seis quilômetros em terra batida que leva à nascente.Inicialmente nas mãos de particulares, teve sua flora original destruída. Tombado pelo estado, sua área foi recuperada, apresentando, agora, floresta secundária. As nascentes surgem entre rochas que ladeiam um minúsculo lago. A água brota em três diferentes pontos e o lago é povoado por pequenos peixes, os guarus.






Logo a poucos metros de sua nascente, um vertedouro permite medir o volume de água gerado pelo lençol freático. Destaca-se o elevado fluxo de água produzido pela nascente. Um mural no local fornece alguns dados da nascente do rio Tietê. Na data indicada, verifica-se que as nascentes produziram mais de três metros cúbicos de água por hora. Ao longo do seu trecho inicial, o Rio Tietê recebe a contribuição de vários lençóis freáticos, tornando-se um córrego de elevado volume de água no pequeno trajeto que percorreu.
Ainda dentro do município de Salesópolis, existe uma das primeiras hidrelétricas construídas no Brasil, que é a atual Usina Parque de Salesópolis. Construída em 1912 pela antigaLight, gerava energia a partir de uma queda de 72 metros de altura do Rio Tietê. O parque está aberto para visitação pública, sendo que há um museu junto à usina. Em março de 2008, foi retomada a produção de energia elétrica. Destacam-se os maquinários antigos lá instalados.
O RIO TIETE 





Rio Tietê (o termo "tietê" é originário da língua tupi e significa "água verdadeira", através da junção dos termos ty ("água") e eté("verdadeiro"))[1][2] é um rio brasileiro do estado de São Paulo. É famoso nacionalmente por atravessar, em seus 1 010 km,[3] o estado de São Paulo e a capital paulista.
Nasce em Salesópolis na serra do Mar, a 1 120 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpasda serra do Mar obrigam-no a caminhar em sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste anoroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná, entre os municípios de Itapura (São Paulo) e Três Lagoas (Mato Grosso do Sul), cerca de cinquenta quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.
O nome "Tietê" foi registrado pela primeira vez em um mapa no ano de 1748 no mapa D'Anvile

 CASA DA SENZALA



SENZALA: Construção de “pau a pique” e “taipa de pilão”. Na realidade não era uma senzala. Serviu por muito tempo, como ponto de parada dos comerciantes que, vindos da Capital e Vale do Paraíba, percorria a rota, conhecida como Rota do Sal, para a comercialização de produtos, dentre esses a compra e venda de escravos, servindo também como ponto do “pouso”.





    Hoje o local guarda sua história, pois os proprietários procuram manter, dentro de suas possibilidades, a estrutura original.
    - enfoque na histórica, aspectos sociais, culturais e econômicos, relevo, jesuítas, índios e negros;









FONTE DA MATÉRIA :WWW.WIKIPÉDIA.COM.BR E FOTOS EFETUADAS POR GRACILIANO EM 2 VISITAS A CIDADE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário