BLOG DO GRA BOLONI: CIDADE DE ITARARÉ-SP

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CIDADE DE ITARARÉ-SP


HISTORIA
Itararé situa-se em uma área conhecida como Campos de São Pedro, que vai do rio Verde até o rio Itararé, que dá o nome ao município.
Itararé em tupi-guarani significa "pedra que o rio cavou", pois o rio Itararé corre em um leito rochoso que foi sendo desgastado pela correnteza formando altos paredões, grandes cachoeiras e belas grutas.
Inicialmente habitado por índios Guainazes, tornou-se ponto conhecido de bandeirantes, exploradores, jesuítas e estudiosos, firmando-se como um dos pontos de descanso dos tropeiros que convergiam do sul levando animais para a feira de Sorocaba pelo conhecido Caminho das Tropas.




A Barreira de Itararé, é o ponto onde o rio se estreita e suas margens se unem, o que fornecia aos viajantes uma passagem natural, evitando um rio caudaloso e perigoso de atravessar. O rio foi estabelecido como divisa entre as vilas de Sorocaba e Curitiba, então Quinta comarca de São Paulo, que com sua emancipação em 1853, tornou Província do Paraná, passando o rio Itararé a ser a divisa.
A organização do município teve início em 1725 com a doação de 3 sesmarias com o propósito de povoamento e desenvolvimento da agricultura e criação. As 3 propriedades acabaram na mão de um mesmo dono, que registrou a propriedade como "Fazenda de São Pedro" em 1836. Com o desmembramento constante da propriedade, no ano de 1879 um dos fazendeiros constrói uma capela no ponto de maior aglomeração, à margem do riacho da "Prata", elevando seu status para povoado.




De passagem a caminho do sul, o naturalista e historiador, Auguste de Saint-Hilaire, registra em seu livro a situação do povoado, o encontro do riacho da "Prata" com o rio Itararé e até mesmo a existência de índios bárbaros que atacam fazendas próximas à mata.
Seguindo o mesmo caminho de Auguste de Saint-Hilaire, o célebre naturalista francês, Jean Baptiste Debret fez uma aquarela da ponte de madeira que existia sobre o rio Itararé, retratando a dificuldade em se atravessar com os animais na estreita ponte.
No dia 10 de março de 1885 torna-se Freguesia, em janeiro de 1891 torna-se Curato e 3 de fevereiro de 1891 torna-se Distrito de Paz. Com a lei nº 197 de 28 de agosto de 1893 , decretada pelo congresso legislativo do estado de São Paulo, cria-se o Município de São Pedro de Itararé, desvinculando-o do município de Itapeva (da Faxina). Em 31 de outubro do mesmo ano e feita a primeira eleição para a Câmara Municipal. No dia 8 de dezembro de 1897 passou a ser Paróquia. O prefeito só passou a surgir em 1908, sendo eleito anualmente pelos vereadores. Finalmente, pela lei nº 1887, de 8 de dezembro de 1922 foi definida como Comarca, contudo a cerimônia de instalação deu-se somente em 26 de fevereiro de 1923.
Durante a Revolução de 1930 quando Getúlio Vargas partiu de trem rumo a capital federal (então Rio de Janeiro), esperava-se que ocorresse uma grande batalha em Itararé, que não ocorreu pois a cidade acolheu Getúlio na estação ferroviária, permitindo sua entrada no Estado de São Paulo, e os militares depuseram o presidente Washington Luís em 24 de outubro daquele ano.
Durante a Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma das frentes de batalha, quando os paulistas consideravam que São Paulo estava sendo tratado como terra conquistada, sendo governada por tenentes de outros estados e sentiam, segundo eles, que a revolução de 1930 fora feita contra São Paulo.










TURISMO
Diversas cachoeiras, trilhas ecoturismo em geral, trekking, mountain bike, parapente e vários outros esporte de aventura.

Principais Eventos

Festa do Milho Verde: Festa organizada pela associação de moradores do bairro Vila Santa Terezinha, que possui barracas que comercializam o milho dentre suas mais diversas formas: natural, mingau, bolo, sorvete, pamonha, etc;
Cavalgada: Realizada no último final de semana do mês de janeiro, abrangendo o eixo entre Bom Sucesso de Itararé a Sengés;
Festa de São Pedro: Quermesse realizada em homenagem ao padroeiro do município, São Pedro. Há exposições e comercialização de produtos, lanches, gêneros alimentícios e entretenimentos em geral;
Concurso Miss Itararé: Realizado para eleger a garota que representará o município, como parte das comemorações de aniversário realizada no mês de agosto.
Desfile e Festa de Aniversário do Município - 28 de agosto: Durante um período de quatro dias em média, é realizado no centro de eventos o rodeio, a exposição agropecuária, shows em geral, queima de fogos de artifício no encerramento, sendo neste local instalado uma grande estrutura que agrega serviços de alimentação e entretenimento, stands de exposição, barracas de artesanato, leilão de gado, etc.
Exposição Freio de Ouro e Leilão de Cavalos: Realizada na Estância Carapuça na primeira semana de dezembro, evento que atrai visitantes de várias regiões do país, sobretudo do Rio Grande do Sul, além de contar com um leilão de cavalos com transmissão para todo o Brasil pelo Canal Rural.






GEOGRAFIA
Possui uma área de 1.003,576 km², representando 0,4043% do estado, 0,1086% da região e 0,0118% de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 24º06'45" sul e a uma longitude 49º19'54" oeste, estando a uma altitude de 740 metros. Sua população estimada em 2005 era de 49.507 habitantes
CLIMA.
Como em quase todo estado, o clima é subtropical, com temperaturas chegando aos 36°C no verão e 0°C no inverno.







DEMOGRAFIA
Dados do Censo - 2000 População total: 46.554
  • Urbana: 42.806
  • Rural: 3.748
  • Homens: 23.059
  • Mulheres: 23.495
Densidade demográfica (hab./km²): 46,39
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 29,34
Expectativa de vida (anos): 65,27
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,96
  • IDH-M Renda: 0,677
  • IDH-M Longevidade: 0,671
  • IDH-M Educação: 0,849






[editar]Hidrografia

[editar]Rodovias

[editar]Transporte

  • Aeroporto - Não pavimentado. - Pista 1350m
  • Viação Transpen
  • Viação Expresso Amarelinho
  • Viação Expresso Nordeste
  • Viação Transfada
  • Viação Princesa dos Campos






[editar]Ferrovia

  • Desativada. Os trilhos da área urbana foram retirados em 1996 e o pátio de manobra da antiga estação funciona hoje como o centro de eventos do município.

[editar]Saúde


























FONTE DA MATÉRIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Itarar%C3%A9 E FOTOS DE GRACILIANO EM ULTIMA VISITA A CIDADE



Nenhum comentário:

Postar um comentário