BLOG DO GRA BOLONI: PNEUS DE MOTO , SAIBA MAIS !!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

PNEUS DE MOTO , SAIBA MAIS !!


 Rodar com pneus em bom estado de conservação é uma questão de segurança

Pneu “careca” representa perigo iminente ao motociclista, seja na hora de acelerar, frear e contornar curvas. Em piso molhado,  então, piora ainda mais. Entre as diversas funções dos sulcos dos pneus está a drenagem da água. Os sulcos pouco profundos não drenam a água corretamente e uma simples frenagem pode causar uma queda em dia de chuva. Dessa forma, pneus em boas condições são fundamentais para garantir a segurança do motociclista. 


















 O TWI é um ressalto de borracha disposto transversalmente entre os sulcos do pneu
Pensando em facilitar a vida de todo e qualquer motociclista, as fábricas de pneus dotaram seus produtos de uma maneira simples e eficaz de se averiguar se está na hora de substituí-los. Trata-se do TWI, um dos limites para o uso dos pneus de moto. A sigla vem do inglês Tread Wear Indicator, que significa indicador de desgaste da banda de rodagem. Todo pneu conta com o TWI, um filete de borracha – ressalto – disposto transversalmente entre os sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando esse filete ficar aparente, no mesmo nível da banda de rodagem está na hora de trocar o pneu.
A disposição desses indicadores de desgaste pode ser facilmente localizados nos flancos (lateral) dos pneus, onde geralmente há a inscrição TWI ou ainda alguma indicação como, por exemplo, uma seta ou o logotipo do fabricante. Nessa direção, o motociclista vai encontrar o filete de borracha indicando a altura mínima de uso do pneu.
materia de : http://infomoto.blogosfera.uol.com.br de 27/01/2012


Como ler as medidas de um pneu de moto?
 Por que existem duas maneiras?


Hoje em dia existem dois modos de expor a medida de um pneu de moto, o sistema métrico
e o sistema alfanumérico. O sistema alfanumérico foi o primeiro sistema a ser utilizado, mas
como hoje o mais utilizado em outras modalidades é o sitema métrico, o sistema oficial de
especificar a medida vem utilizando ele para facilitar ao consumidor. Como exemplo o
sistema métrico aparecerá assim: 160/70VR16 ou 170/60R16V Funciona como com as
medidas dos pneus de carro passageiro.

160 mm ou 170 mm significa a largura da banda de rodagem (tread) do pneu.
70 ou 60 é o perfil. (Perfil % = Altura / Largura) Sendo: Altura = 0.70 * 160 mm = 112 mm
R16 nos dois casos exemplificados acima, significa que o aro tem 16 polegadas de altura 
O interessante é que o sistema é métrico, mas ainda assim o aro está medido em
polegadas.
A letra V indica o índice de velocidade máxima que o pneu pode atingir.
A letra R indica que o pneu foi construído em formato Radial. Se houver a letra B significaria
que foi construído em formato Bias.

No sistema alfanumérico a medida seria exposta algo assim: MT90 16
M significa que o pneu é para moto.
T representa a largura da banda de rodagem (tread) do pneu.
90 é o perfil (Perfil % = Altura/Largura)
16 é o aro do pneu expressado em polegadas.

Já que o sistema alfanumérico foi o primeiro a ser utilizado, há muitos pneus que ainda usam
este sistema. Sendo assim, será útil você observar na tabela abaixo que os pneus maiores
utilizados hoje não são expressados no sistema alfanumérico já que a medida máximo é
MV85, que corresponde a 150 mm de largura. Portanto, pneus superiores a 150 mm de
largura serão sempre expressados em sistema métrico.



Pneu da FrentePneu Traseiro
Métrico  Alfanumérico    Métrico  Alfanumérico
80/90MH90110/90MN90
90/90MJ90120/80MP85
100/90MM90120/90MP85
110/90MN90130/90MT90
120/90MR90140/90MU90
130/90MT90150/80MV85


150/90MV85

Como explicado, no sistema métrico há uma letra que indica a máxima velocidade que o
pneu pode atingir enquanto sustendo seu peso máximo. Veja a tabela de Índice de 
Velocidade para encontrar a velocidade máxima que seu pneu pode atingir:

Índice  Velocidade (mph)  Velocidade (km/h)
Q99160
S112180
Y118190
U124200
H130210
V149240
W168270
Y186300
ZMais de 186Mais de 300

Como saber quanto peso aguenta o meu pneu e a pressão de ar correta?
A pressão de ar ideal para o pneu da sua moto é indicada no manual da moto. Muitas
pessoas acham que a pressão ideal do pneu é a que contém no pneu, mas não é assim, pois
a pressão de ar que contém no pneu é a pressão MÁXIMA e não a ideal. Caso você utilize a
pressão indicada no pneu, ele poderá ser desgastado mais rapidamente.

Na maioria dos pneus, o peso máximo e pressão máxima aparece desta maneira:
MAX. LOAD 236kg(520 LBS) Peso Máximo em Quilogramas e Libras
AT 290 kPa(42PSI) COLD Pressão da ar máximo.

É preciso ter em mente que, ao medir a pressão de ar do seu pneu, é importante que seu
pneu esteja frio, pois a leitura de pressão estará incorreta devido a pressão de ar sobir
quando o pneu está quente.




Há uma direção específica para montar meu pneu?


Outra coisa para procurar no pneu é o indicador de direção. Pneus podem ter uma direção
específica ao qual deve ser montado. A razão é que a banda de rodagem foi feita com um
desenho que funciona melhor quando rodado em uma determinada direção. Caso posto na
direção errada, o pneu será barulhento e se tornará mais escorregadio em pista molhada.

Pneus de moto tem Código DOT?

Como o pneu de passageiro, o pneu de moto também tem um código DOT que explica
quando o pneu foi feito e por quem. 
Algo mais que poderá encontrar no seu pneu são as siglas TT ou TL.
TT significa que o pneu é Tube Type,este é o tipo de pneu que utiliza um tubo por dentro.
TL significa que o pneu é Tubeless, onde não terá um tubo por dentro para encher de ar.



Como saber a idade do pneu? Qual é o ano de fabricação do meu pneu?
Como ler o DOT?



Para saber a idade o data de fabricação do seu pneu você tem que ler o código DOT que
vem estampado no seu pneu. DOT = Department of Transportation, informa que o pneu está
conforme os regulamentos DOT dos Estados Unidos. O código começa com as letras DOT
seguido por duas letras o número que representa a fábrica onde foi produzido. Depois a três
ou quatro números dependendo de quando foi produzido:


Pneus produzidos depois do ano 2000 tem um DOT de quatro números, os primeiros dois
números são a semana (lembre-se que há 52 semanas em um ano) em que foi produzido e
os últimos dois são o ano.
Exemplo: DOT AX 3003
30 é a semana 30 do ano.
03 é o ano 2003.

Pneus antes do ano 2000 so tem 1 dígito para o ano.
Exemplo: DOT AX 148
14 é a semana 14 do ano.
8 é o ano de 1998
ALGUNS FABRICANTES DE PNEUS DE MOTO






Michelin - www.michelin.com.br




Pirelli - www.pirelli.com.br




BFGoodrich - www.pneusbfgoodrich.com.br




Levorin - www.levorin.com.br




Maggion - www.maggion.com.br




Rinaldi - www.rinaldi.com.br




Bética (Technic Tires) - www.betica.com.br



materia de : http://www.pneusfacil.com.br

SAIBA COMO É UM PNEU POR DENTRO

Abaixo da lona existem diversas estruturas com tecnologia de primeira. Confira!


Ao primeiro olhar, o pneu parece apenas um pedaço maçico de borracha. Porém, logo abaixo da lona existem diversas estruturas e materiais que foram amplamente pesquisados e planejados em laboratório.
Toda essa tecnologia não é por acaso. Ela é essencial para fornecer a segurança e eficiência de seu veículo. Cada centímetro do pneu é meticulosamente produzido para oferecer flexibilidade e durabilidade, além de garantir a aderência correta ao solo e muito mais.

1. Uma camada hermética de borracha sintética, que deu lugar à antiga câmara interna do pneu. Dica: lembre-se que é importante calibrar seus pneus no mínimo a cada 15 dias e antes de longas viagens, uma vez que pode ocorrer perda de pressão de tempos em tempos.
2. Feita de cabos finos de fibra têxtil, distribuídos em linhas retas e revestidos de borracha. Estes cabos são responsáveis por determinar a sustentação do pneu e ajudam a resistir impactos e pressão extra. Existem aproximadamente 1.400 cabos e cada consegue suportar uma força de até 15 kg.
3. Esta é a área em que a borracha se conecta à roda, importantíssima para manter a integridade do pneu durante a frenagem ou para resistir a força motriz provocada pela aceleração.
4. Fio metálico responsável por conectar o pneu à roda com o máximo de precisão. Cada fio aguenta uma carga de até 1.800 kg sem risco de quebrar. Em cada pneu de carro há dois deles – ou seja: uma força capaz de aguentar até 14.400 kg. Vale lembrar que um carro médio pesa em torno de 1.500 kg.
5. A borracha lateral é reforçada e protege o pneu de impactos contra a calçada, buracos no asfalto, entre outros. Elas também possuem marcações que informam sobre as características do pneu. Aqui se refere a marca do pneu.
6. Esta é a área de revestimento, uma das maiores responsáveis pela força e durabilidade do pneu. É feita de cordas de aço conectadas à borracha. Isto significa que o pneu consegue resistir a grandes impactos e tensões sem sofrer danos. Além disto, é flexível o suficiente para absorver as deformações do solo causadas por buracos, lombadas entre outros.
7. Camada que tem a importante função de reduzir o calor provocado pelo atrito e auxiliar a manter a forma do pneu quando o veículo está em alta velocidade. É reforçado com cordões de Nylon embutidos nas camadas de borracha ao longo de toda circunferência do pneu.
8. Esta é a area de contato direto com o solo. Ela foi desenvolvida para ser extremamente resistente contra impacto e possui tecnologia especial para aderir com precisão a todo tipo de superfície.
materia de : http://www.michelin.com.br



PRESSÃO DOS PENEUS 

Se a pressão não é adequada para uma determinada carga, o pneu se deforma, a banda de rodagem não se apoia corretamente no solo e nela aparecem desgastes característicos.
A baixa pressão pode ocasionar vários problemas que envolve riscos de segurança:
· Aumento do desgaste geral dos pneus e dos ombros.
· Maior consumo de combustível.
· Perda de instabilidade em curvas.
· Direção Pesada e perda da capacidade de manejo.
· Eventuais rachaduras na carcaça, na área dos flancos, bolsa de separação  entre lonas e sob a rodagem, desagregação darodagem.
· Deslocamento da carcaça.
· Aquecimento anormal.
· Desgaste prematuro dos terminais de direção.
Pneus
Os problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:
· Desgaste mais acentuado no centro da rodagem.
· Perda de estabilidade em curvas.
· Rachadura na base dos sulcos.
· Maior propensão a estouros por impacto.
· Veículo mais duro.
A pressão dos pneus deve ser verificada com frequência, principalmente antes de um trajeto de longa distância que exija alta velocidade
.MATERIA DE http://www.portalsaofrancisco.com.br

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