BLOG DO GRA BOLONI: POMBOS ,MEDIDAS PREVENTIVAS .

quarta-feira, 16 de maio de 2012

POMBOS ,MEDIDAS PREVENTIVAS .




Controle da alimentação
  • Não alimentar os pombos para que eles tenham sua função na natureza e sua população permaneça controlada.

  • Recolher sobras de alimentos de animais domésticos, aves de gaiola e criações, para não atrair pombos, ratos e baratas.

  • O hábito de fornecer alimentos para pombos acarreta desequilíbrio populacional com proliferação excessiva dessas aves, desencadeando problemas para o meio ambiente e afetando a qualidade de vida das pessoas.

  • As aves, na natureza, tem uma função muito importante de controlar os insetos e replantar as sementes das plantas que comem. Ao receber alimento, as aves deixam de buscar na natureza alimentos adequados à sua dieta, como grãos, frutos e insetos.

  • A oferta ou escassez de alimentos influencia a reprodução dos pombos. Em locais onde há fartura de alimentos, ocorre aumento da reprodução e, portanto, aumento da população. Se há escassez, a população de pombos se mantém em equilíbrio.


Controle da contaminação ambiental:
  • Proteger o nariz e a boca com máscara ou pano úmido e utilizar luvas quando for fazer a limpeza de locais onde estejam acumuladas fezes e ninhos de pombos.

  • ANTES E DEPOIS DA LIMPEZA: Umidecer bem as fezes com solução desinfetante a base de cloro (água sanitária diluída em água, em partes iguais) ou quaternário de amônia diluidos em água em partes iguais.

  • Impedir o acesso e entrada das aves nas construções, fechando os locais com tela ou alvenaria, após a desinfecção e limpeza do local.

  • Proteger alimentos e água do acesso das aves e suas fezes.

Controle dos abrigos:

  • Instalação de tela ou alvenaria nos vãos dos telhados para impedir a entrada dos pombos.

  • Esticar fio de nylon ou arame nos locais de pouso, como beirais, muros, floreiras, numa altura de 10 cm de altura do local de pouso. Se o beiral for largo ,esticar outros fios a cada 3 cm.

  • Utilização de objetos pontiagudos (espículas metálicas ou plásticas), para evitar que as aves pousem ou façam ninhos.

  • Aplicação de substancias pegajosas (gel repelente) em camada fina para que o pombo evite o local.

  • Modificação da superfície de apoio das aves para que fique com inclinação de mais de 60 graus.

  • Objetos brilhantes e com movimento como festão de natal, bandeirolas, móbilis de CD e manequins de predadores (gavião, coruja), assustam as aves e as afastam do local por algum tempo.

  • Produtos com odores fortes como creolina, naftalina ou formalina também afastam as aves por algum tempo.



Pombos: Agravos para a Saúde

Algumas doenças como criptococose, histoplasmose e clamidiose são transmitidas através da inalação de poeira resultante de fezes secas de pombos, contaminadas por fungos (histoplasmose e criptococose) ou bactéria (clamidiose). Elas comprometem o aparelho respiratório e podem também afetar o sistema nervoso central (no caso da criptococose).
A salmonelose pode ser transmitida pela ingestão de alimentos contaminados por fezes de pombos contendo o agente infeccioso Salmonela spp (bactéria), que compromete o aparelho digestivo.
Ácaros de pombos provenientes de aves e ninhos podem causar dermatites em contato com a pele do homem.
DoençaAgenteSintomasTransmissão
CriptococoseFungoCryptococus neoformansGeralmente se apresenta como meningite sub-aguda ou crônicaAo inalar poeira gerada pelas fezes secas de pombos e canários, principalmente
HistoplasmoseFungoHistoplasma capsulatumPode apresentar doença pulmonar ou não dar sintomasAo inalar esporos do fungo encontrado em acúmulo de fezes secas de pombos ou morcegos
Clamidiose
Bactéria
Chlamydia psittaci
Pode não apresentar sintomas ou causar doença pulmonar, vómito e diarréiaAo inalar poeira gerada pelas fezes ou secreções de aves doentes
SalmoneloseBactériaSalmonella sppToxinfecção alimentar com sintomas como vómitos, diarréia, febre e dores abdominais

Ingestão de carne e ovos contaminados com fezes animais ou humanas ou alimentos mal lavados
DermatitesÁcaroOrnithonyssussppPontos avermelhados  e coceira na pele, semelhante às picadas de insetosAtravés do contato da pele com o ácaro  (piolho de pombo)
AlergiasPresença de ninhos e fezes de pombos no ambiente.Pode ocorrer rinites e crises de bronquite em pessoas sensíveisAo inalar o ar de ambientes com fezes e ninhos de pombos


A Toxoplasmose pode ser transmitida por pombos ?

NÃO através das fezes, mas pode ser transmitida pela ingestão da sua carne mal passada, se ela possuir o parasita.

O gato é o disseminador do parasita no ambiente; ele elimina o protozoário causador da Toxoplasmose pelas suas fezes, contaminando o solo e as plantas. Aves e mamíferos, ao se alimentarem no solo contaminado podem ingerir a forma infectante do parasita, que posteriormente se fixa na sua musculatura.
A principal forma de transmissão da toxoplasmose ocorre ao comermos carne crua ou mal passada de qualquer ave ou mamífero infectada com cistos de Toxoplasma sp ou ao ingerirmos verduras mal lavadas contaminadas com as fezes de gatos infectados.
Podemos também nos infectar quando nos alimentamos sem lavar bem as mãos e unhas após lidarmos com areia e terra. 
Para evitar as outras doenças transmitidas por pombos, basta não deixar que suas fezes se acumulem., 




Os Pombos 
São aves de origem européia mas encontradas no mundo todo, com exceção das regiões polares.
Alimentam-se preferencialmente de grãos e sementes, mas podem reaproveitar restos de alimentos. Além disso, a alimentação ativa (fornecida por pessoas) em locais como praças, parques, residências, entre outros, acarreta considerável aumento dessa população. Quando na natureza, comem também insetos, vermes, frutos e sementes de árvores e plantas
Essas aves abrigam-se e constroem seus ninhos em locais altos como prédios, torres de igreja, forros de casas e beirais de janelas. Formam casais para a vida toda e possuem grande capacidade de vôo.
Escolhem estes locais estratégicamente, de modo que possam usá-los como abrigo e ponto de observação de sua vizinhança e da fonte de alimento, que fica num raio de, no mínimo, 200 metros em locais onde há fartura de alimento, como na Cidade de São Paulo, ou até mais de 3 km em outras regiões.

Ciclo de vida
Nos centros urbanos, podem viver aproximadamente de 3 a 5 anos e em condições de vida silvestre 15 anos.
A fêmea faz os ninhos com materiais que encontra nas redondezas de seu abrigo, pondo de 1 a 2 ovos que são incubados por um período de 17 a 19 dias.
No nosso clima, em boas condições de abrigo e alimento, podem ter de 4 a 6 ninhadas por ano 
acesse e conheça tambem a cartilha de :
 manejo de pombos urbanos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário